A importância de Alan Turing, o pai da informática
Alan Mathison Turing (1912-1954) foi um britânico, matemático, um dos pioneiros na ciência da computação.
Turing foi tão importante que é considerado por muitos como o pai da inteligência artificial e da ciência computacional.
Alan desenvolveu uma máquina que levou o seu nome (a Máquina de Turing) - ela virou protótipo dos computadores atuais especialmente pelo uso do conceito do algoritmo. O matemático foi também o primeiro a desenvolver um programa de xadrez para o computador.
Turing trabalhou igualmente no departamento de criptografia durante a Segunda Guerra Mundial tendo desenvolvido um sistema chamado "bombe" para decifrar códigos alemães que eram gerados por máquinas de criptografia conhecidas como Enigma.
As suas pesquisas foram também muito importantes no campo da inteligência artificial. Em 1950 Turing escreveu um artigo chamado Maquinaria Computacional e Inteligência onde propôs um teste que só veio a ser superado por uma máquina em 2012.
Turing teve um final de vida trágico: foi perseguido por ser gay e acabou condenado a castração química em 1954. O brilhante cientista faleceu cedo, no mesmo ano da sua condenação, aos apenas 41 anos, supostamente devido ao suicídio por ingestão de cianeto.
Em 2009, o primeiro-ministro Gordon Brown veio a público pedir desculpas pela condenação de Turing. Cinco anos mais tarde, Alan recebeu também um pedido de perdão real feito pela Rainha Elizabeth.
Conheça a biografia completa de Alan Turing.